quarta-feira, 25 de março de 2009

PROCURA_SE UM AMANTE

Leiam só mais este por favor!!!

"Muitas pessoas têm um amante,e outras gostariam de ter um.Há também as que não têm , e as que tinham e perderam. Geralmente são estas últimas que vêm ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insónia, apatia, pessimismo, crises de choro, ou as mais diversas dores.
Elas contam-me que as suas vidas correm de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar o tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente a perder a esperança. Antes de me contarem tudo isto, já tinham estado noutros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão"...além da inevitável receita do anti- depressivo do momento. Assim, depois de as ouvir atentamente, eu digo-lhes que elas não precisam de nenhum anti- depressivo. Digo-lhes que o que elas precisam é de um Amante!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem o meu conselho. Há as que pensam : "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa destas?!"
Há também as que, chocadas e escandalizadas, despedem-se e não voltam nunca mais . As que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico-lhes o seguinte: Amante é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de adormecermos, e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso Amante é o que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso amante no nosso parceiro, outras vezes, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no desporto, no trabalho, na necessidade de nos transcendermos espiritualmente, numa boa refeição, no estudo, ou no prazer obsessivo do nosso passatempo preferido...
Enfim, Amante é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir vivendo". E o que é "ir vivendo"?
"Ir vivendo" é ter medo de viver. É vigiar a forma como os outros vivem, é o deixarmo-nos dominar pela pressão, andar por consultórios médicos, tomar remédios multicolores, afastarmo-nos do que é gratificante ,observar decepcionados cada ruga nova que o espelho nos mostra, é aborrecermo-nos com o calor ou com o frio, com a humidade, com o sol ou com a chuva. "Ir vivendo"é adiar a possibilidade de viver o hoje, fingindo contentarmo-nos com a incerteza e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contentem com "Ir vivendo."Procurem um amante, sejam também um amante e um protagonista da vossa vida...
Acreditem que o trágico não é morrer, porque afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver, por isso, e sem mais delongas, procurem um amante.
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:
"Para se estar satisfeito, activo, e sentirem-se jovens e felizes, é preciso namorar a vida".
Texto :Drº Jorge Bucay
Livro: " Hay que buscarse un Amante"

18 comentários:

clic disse...

Tenho muito respeito por todos os profissionais que levam a "coisa# a sério!
Sim, estar apaixonado pelo serpentear de um aroma, de um gesto, de um olhar... é viver!

simplesmenteeu disse...

Gostei muito.
O grande segredo é não perder a capacidade de ver, sentir e de nos apaixonarmos...
Por uma pessoa?!... Porquê, só?...
Tantas são as coisa, as causas, as ideias...
Beijo

Pedrasnuas disse...

Clic não basta respirar para estar vivo!!!

Pedrasnuas disse...

O grande segredo,voo, é realmente não perder a capacidade de fazer projectos... ser empreendedor!SER SONHADOR!!!Sobretudo ACREDITAR

Beijo

Fernanda disse...

O bom mesmo é juntar o útil ao agradável,...isto é, encontrar o Amante por quem se sente verdadeiro Amor.

Caso contrário,...o Amante pode ser muitas outras coisas,...como uma Viagem,... Um Livro,... Um Filme,...Uma Amizade,... Um jantar de Amigos,...Uma Musica,...Uma Dança,...e eu gosto tanto de dançar...lol

É bom viver,...é bom estarmos felizes,...é bom gostar de estar apaixonada,...sobretudo por todas as coisas da VIDA.

Mas gostei de ler...e gostava de poder ser assim,... mas...lol

Beijo

O2 disse...

Xcelente! Gostei bastante desta verdade aterradora, mas cheia de razão e conteúdo.... quase te vejo como "a doutora"... gestos pousados, rosto sério, óculos na ponta do nariz, sentada numa cadeira, de olhar sereno sobre um qualquer paciente no teu divã, ele a falar a falar, e tu, qual musa inspiradora, plena de sabedoria – arranje um amante. Já!

Meus deuses loucos, adoro-te mulher!

Beijos

Pedrasnuas disse...

Fernandocas, nem sempre se pode ter tudo num só!!! Durante a minha vida toda sonhei com isso...ter um Amor/Amante...Mas posso ficar o resto da vida privada de novas sensações e emoções ...à espera da tal pessoa...e depois se acordo aos 80 anos e vejo-me de mãos vazias????SEM NADA!!!hein?

Bate essas asas
Beijo :)))

Pedrasnuas disse...

02
O teu comentário está simplesmente o máximo dos máximos!!!!!De soltar uma gargalhada...fiquei super bem disposta!!!Acredita.

ADOREI!!!

Beijos

butterfly disse...

Simplesmente fantástico e tão incrivelmente verdadeiro...
o que é preciso nesta epoca tão depressiva é mesmo ter paixão...por isto ou por aquilo,simplesmente ter paixão..

Pedrasnuas disse...

Nem mais Butterfly

Obrigada

Ana Oliveira disse...

Parabéns!
Este texto merecia e devia estar afixado...nas ruas...nas paredes das casas...no espelho onde nos olhamos todos os dias... especialmente a descrição de "ir vivendo"!!!
Viver sem paixão é viver morno.

Beijos

Ana

OUTONO disse...

Amante é o que ama...também!

Fiquei seduzido pela franqueza da explicação.

Boa edição...e sentir amante da vida.

Beijinho grande.

Pedrasnuas disse...

Ana, sim ,concordo, em todos os lugares onde existisse um ser humano...
Para não esquecer de VIVER!!!

Viver sem paixão,é andar por cá sem andar...é murchar por dentro...

Beijos

Pedrasnuas disse...

Sempre tonto,sempre Amante!

Mas sempre...

Beijinho Outono

Sandra disse...

Pois é, eu já encontrei o meu amante:) e é sem dúvida melhor do que aquele com quem partilhava o mesmo teto. Estou bem comigo própria, em paz. Querem melhor que este amante...
Boa reformulação, boa consulta:)
Beijo

Pedrasnuas disse...

"Estou bem comigo própria, em paz."

Encontraste um(a) belo(a) Amante!!!

Gostei muito de saber isso...

Beijo

ADiniz disse...

hehehehehehe!! ))))-------

Sim é muito bom ter amantes, mas nunca sera o suficiente se a insatisfação é pessoal.
A quantidade é a palavra chave do neo liberalismo, o que isso tem a ver, tudo por falta tempo para olharem para dentro de si.Depois olhar o externo e ver se a bagagem que esta carregando vai ser mesmo necessaria para a sua viagem.
Bem vc deve estar se perguntando, sim mas o que tem haver, pessoas estão trocados os valores reais da etica.
Bem acho que já chega, ate porque este assunto foi postado a tempo, mas é bom de discutir.
Abraços.

Delfim Peixoto disse...

Definitivamente, nada melhor que ter um(a) amante tipo música, literatura, pintura... não nos desiludem nunca. Além disso, deixam-nos sempre satisfeitos, livres, sem constrangimentos, deixam-nos livres, no fundo. O quanto é bom ter amantes assim que nos ajudam a Viver, deixando-nos respirar e voar!
Bjnhs
( vou lendo devagarinho)