sábado, 8 de maio de 2010

" A escola limita a criatividade e a imaginação"




Por favor clique sobre a imagem para ampliar.
Deram-me este artigo para ler e eu entendi de partilhá-lo ...não quero dizer que subscrevo inteiramente o seu conteúdo ou mesmo parte dele ou que discordo literalmente...
Deixo ao vosso critério e digam o que pensam ...abram o debate por favor...o tema está lançado.

19 comentários:

Ana disse...

Olá,
Continuando com a minha reclamação, mas pasando à frente....
Não posso concordar como o senhor, pelo menos totalmente.
Não fomos educados estando sentados o dia inteiro numa sala de aulas? E tornamo-nos seres limitados na nossa imaginação? Conhecerá esse senhor o esforço que os profossores empregam diariamente nas suas salas de aula para estimularem a imaginação dos "nossos meninos"?
E por aí continuaria, mas confesso que a pachorra me falta para argumentar contra os "pedagogos de anfiteatro". Venham para o terreno, senhores, mas para o verdadeiro terreno!!
Bj e faça o favor de ser feliz (como o outro senhor dizia)
:), :)

Teresa disse...

Pois, concordo com a Ana, não com esse senhor. Pode estar muito bem intencionado, mas essas conversas são precisamente as que deram cabo do nosso ensino. A escola tem como função a passagem do conhecimento para as novas gerações, é assim há milhares de anos, e não tem cumprido mal as suas funções. Agora, se acham que as crianças, coitadas, sofrem muito,e que devem estar noutros sítios a brincar e a divertir-se, desenganem-se: isso não é escola, e assim não se transmite conhecimento.
Bjs

Teresa disse...

Olá
Passo por aqui outra vez para te dizer que tens um prémio no meu blogue. Passa por lá.
Bjs

Nilson Barcelli disse...

Não estou ligado ao ensino nem tenho formação suficiente para ter uma opinião abalizada.

Apesar disso, a ideia não é de todo disparatada.
Defendo até que, para além das disciplinas obrigatórias, os alunos tenham uma área livre de aprendizagem em moldes a estabelecer caso a caso, mais ou menos como é proposto na entrevista.

Há pessoas que desenvolvem uma capacidade linguística muito acima do que aprenderam na escola. Mas são casos raros.

A Matemática não se aprende sozinho e também serve outros objectivos para além da sua utilização directa (a lógica e a metodologia, por exemplo).

Uma das coisas que defendo no ensino é que o professor ensine o menos possível. Tendencialmente, ele deve ensinar os alunos a aprenderem. Porque é isso que se passa na vida profissional.

É isto que se me oferece dizer, querida amiga, neste limitado espaço dos comentários.

Um beijo.

Helga disse...

Pedrasnuas, muito obrigada pelo 'recuerdo'. Curiosamente também tenho um para ti. Obrigada!

Relativamente ao post e ás ideias mirabolantes deste senhor, não sei exactamente o que dizer. Ele pode ter muita razão, mas deixar as crianças decidir o que devem aprender parece um pouco sem sentido, visto as crianças precisarem precisamente de bases para poderem decidir o que querem aprender, que profissão querem seguir, etc.

Se não ensinarmos Matemática ou História a uma criança, ela nunca vai saber se gosta ou não. Se nos limitarmos a perguntar se ela quer aprender, sem a mesma ter noção da disciplina em si, ela vai obviamente dizer que prefere fazer vestidos para as bonecas ou ler a Bravo.

Talvez o que devesse existir, era um espaço dedicado aos gostos das crianças, onde elas pudessem ler o livro que quisessem e até arranjar um carro.

Um beijinho :)

PS: Não conhecia este teu espaço. Vou ficar por aqui também. Gostei.

VANUZA PANTALEÃO disse...

Olá Pedras Nuas! Estou administrando o blog da minha mãe, enquanto ela está de férias. Eu li o texto e o tema cabe a ela discutí-lo. Obrigado pela visita. Um feliz Dia das Mães! Um grande abraço! Guilherme

VANUZA PANTALEÃO disse...

Agradeço em nome da Vanuza o prêmio oferecido com tanta gentileza de sua parte. Ela voltará para buscá-lo. Uma boa semana! Guilherme

JPD disse...

Há imensas teorias sobre ensino, aprendizadem, estudo.

Todas têm prós e contras.

Atendendo á confusão que parece irremediavelmente instalada em Portugal, desejaria que, de uma vez por todas, fosse feita uma opção estratégica sobre o ensino e fosse aplicada com tempo e regularidade.

Mantendo o expediente de que cada vez que um dos partidos do Centrão chega ao MEducação muda a política educativa vai tornando tudo cada vez pior.

Há que definir o que as crianças devem aprender, o que podem escolher aprender, e insitir com a ideia de esforço, algum sacrifício e empenho em fazer, sobretudo, o que for preciso ser feito, ponto final.

Os adultos também -- Salvo raras excepções -- são forçados a fazer muita coisa que não desejam.

Bjs

Em@ disse...

Pedrasnuas,referias-te ao debate?
eu li esta entrevista na sábado e o que eu penso é o seguinte.
as escolas hoje em dia são:
1 - autênticos armazéns de guarda de crianças:
2 - a massificação da escola tornou o processo ensino-aprendizagem totalmente diferente do nosso.
3- muitas das crianças que estão na escolaridade, agora obrigatória, nunca terão sucesso na mesma.Lamento dizê-lo...umas porque a escola (esta escola) não lhes diz nada, outros porque infelizmente a genética não lhes foi favorável.
Para estes, porque não um tipo de escola diferente: mecânica, electricidade e outras coisas mais práticas e de que gostam eles e elas?
4- a criatividade e a imaginação se for canalizada, isto é balizada, bem que atrofia, disso não tenho dúvidas. quem me dera a mim, Pedrasnuas, que me tivessem deixado desenvolver a minha criatividade e imaginação à vontade...

Não sei se viste , mas, com a tua licença, deixo aqui o link de um vídeo que eu postei e acho que toda a gente devia ver:

http://emapretoebrancoouacores.blogspot.com/2010/05/vamos-pensar-um-pouco-nas-inteligencias.html

beijinho

nota: se não for este post a que te referias, dá-me lá outra pista, pleaaaaase!

Em@ disse...

muito obrigada Pedrasnuas...isto deve ter sido dos calhaus. mas eu nem vi que estava ali um prémio.hoje(ontem) tenho a alma cheia de mimo: 1º calhaus, depois este prémio.:D
deixo-te um beijo e muitos thankiús.

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Acho que determinadas escolas exigem muito do aluno. Meu filho, todos os dias, leva uma quantidade enorme de livros e passa quase o dia todo estudando. A criatividade tem que ser cultivada, seja em qualquer idade de nossa vida.

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Não achei o prêmio, menina linda.

Outro beijo.

Rebeca

-

Em@ disse...

Pedrasnuas:
Para ver legendas em português,do vídeo cujo link aqui coloquei, escolhe(am) o View Subtitlles. :)
Nã o percam. Merece a pena!

VANUZA PANTALEÃO disse...

Amiga da minha mãe, amiga minha também és. Pedagogia é uma das matérias da faculdade de Tecnologia da Informação que faço aqui. Aprendi que existem muitas escolas e doutrinas pedagógicas: construtivismo, montesorianismo, comportamentalismo, etc. Escolas experimentais crescem em número no Brasil. Mas o que acho mais importante que aprender é apreender, fixar e aplicar na vida prática. Com certeza, minha mãe vem direto pra cá quando voltar. Estou levando o Prêmio Dardos. Parece-me que ela já o ganhou, mesmo assim, vou postar sua oferta preciosa por lá, grato. Vi um pouco do seu trabalho aqui, Pedras Nuas, é muito eclético e inteligente. Meus parabéns! Guilherme

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

O selo está aqui:

http://selospremiosmimos.blogspot.com/

Você é uma querida, menina linda.

Beijo imenso.

Rebeca

-

Sofá Amarelo disse...

Se fosse só a matemática! Todo o ensino está desfasado das necessidades das crianças e dos jovens!

Costumo dizer que no 6º ano são obrigados a saber cada pormenor do orgão sexual da flor mas nem sabem acender um fósforo em casa...

Tatiana disse...

Obrigada por lembrar de meu blog para receber o selo. Só tenho a agradecer de coração!
Quanto ao assunto da manchete em muito me agrada por estar ativamente lidando com a educação. Acho que toda criança merece receber a educação fundamental incluíndo todas as matérias para que possa através delas descobrir qual mais o atrai para aprofundar nos estudos.
Desculpa a minha ausência nos comentários, a vida tem estado bastante corrida aqui.
Um beijo carinhoso

Pedrasnuas disse...

A ESCOLA É CADA VEZ MAIS UMA FÁBRICA PARA DEPÓSITO DE CRIANÇAS...DÁ JEITO A MUITOS PAIS...É LÓGICO QUE PASSAR QUASE TODO O DIA METIDOS NUMA SALA DE AULA É POUCO PRODUTIVO...
EU SOU DA OPINIÃO QUE OS ALUNOS DEVIAM SAIR DA ESCOLA E TER ACTIVIDADES FORA DELA...PARA MUDAR DE ESPAÇO...E ESTAR EM OUTROS AMBIENTES...MAS AS ESCOLAS NÃO TÊM VERBAS! COMO É QUE FICA? TUDO NA MESMA...
A ESCOLA DEVE SER UMA COISA REGULAMENTADA...CASO CONTRÁRIO É UMA ANARQUIA E ASSIM É QUE NINGUÉM SE ENTENDE ...O QUE HOJE JÁ SE NOTA MUITO...
HÁ REGRAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS,FAZEM PARTE DA BOA EDUCAÇÃO...E DEVEM VIR DE CASA...SE NAO VÊM É MAU SINAL.
A ESCOLA FORMA ,A FAMÍLIA EDUCA.
SE AS POSIÇÕES SE INVERTEM É MAU

NOTA-SE QUE AS CRIANÇAS APRENSENTAM UM DÉFICE ENORME DE CAPACIDADE CRIATIVA...TÊM MEDO, NÃO ARRISCAM,NÃO SE INTERESSAM...
NÃO SÃO AUTÓNOMOS, SOLICITAM DEMASIADAS VEZES O AUXÍLIO DO PROFESSOR...OU ENTÃO AFIRMAM MESMO QUE NÃO LHES APETECE FAZER NADA...AQUI MENCIONO OS CASOS MAIS COMPLICADOS.
ELES PRECISAM DE ORIENTAÇÃO,APENAS ISSO E PRECISAM SER ESPICAÇADOS...CASO CONTRÁRIO NÃO VÃO LÁ...MAS NÃO VÃO MESMO, É PRECISO DIRECCIONÁ-LOS...DEPOIS ELES É QUE SABEM E CONSEGUEM SENTIR QUANDO ESTÁ NA HORA DE CAMINHAR PELO PRÓPRIO PÉ...
TAMBÉM É VERDADE QUE OS PROGRAMAS E CERTAS DICIPLINAS ...ENFIM...NEM DIGO MAIS NADA...O NÚMERO DE ALUNOS É OUTRO PROBLEMAS ...NÃO PODEMOS TER UM PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONDIÇÕES SE AS SALAS NÃO TÊM CONDIÇÕES,AS CADEIRAS,AS MESAS...AS JANELAS...ENFIM...DEPOIS COM LOTAÇÃO ESGOTADA...SÓ UM MILAGRE...
NÃO SE PREMEIA O ESFORÇO, A DEIDICAÇÃO...TODA A GENTE TRANSITA DE ANO...TENHA OU NÃO CONHECIMENTOS... ISTO NÃO PODE SER ASSIM. TAMBÉM HÁ PROFESSORES QUE EXIGEM MUITO DOS ALUNOS ...OS EXTREMOS NÃO SERVEM...HÁ OS QUE TRABALHAM PARA OS ALUNOS...FAZEM-LHES OS RESUMOS EM VEZ DE SEREM OS ALUNOS A TRABALHAR PARA ELES MESMOS...É TUDO MUITO FACILITADO.

A ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA É UMA ASNEIRADA...A MAIORIA DETESTA OS PROFESSORES PORQUE IMAGINA QUE SÃO ESTES QUE OS OBRIGAM A PERMANECER NA ESCOLA...PARA ESSES ALUNOS A ESCOLA É UMA PRISÃO...E NESTAS CONDIÇÕES NÃO APRENDEM NEM RETÊM COISA NENHUMA...
E HÁ MAIS,AS AULAS DE SUBSTITUIÇÃO...OUTRA TOLICE

...ESTE TEMA É VASTO,POLÉMICO... ABARCA MUITA GENTE...ESTÁ MUITO POLITIZADO...

MUITO OBRIGADA A TODOS OS QUE SE DIGNARAM A LER E A DAR A SUA OPINIÃO...COMO PODEM VER SOMOS DA MESMA OPINIÃO...PARTILHAMOS PREOCUPAÇÕES,PENSAMENTOS E IDEIAS.

CR disse...

Olá Pedras,
Antes de mais, obrigado pela distinção dos Recantos.
Não conhecia este teu espaço. Exige que volte com tempo, e vou fazê-lo.
Bjo.