domingo, 10 de maio de 2015

No cimo da tua mesa…



No cimo da tua mesa há rima branca
dispersa, poalha, farelo…assim, desaparecida….
luz branca que sorri e flutua
e o problema retorceu a anca…

No cimo da tua mesa há muros espessos
nós apertados à tua garganta
dúvidas engasgadas, guilhotinas de medo
 a tua cabeça rola nas bocas do mundo…

No cimo da tua mesa há vertigens
suicidas, sedutoras, convidativas ao salto mortal
tudo seria mais fácil….
Mas outra força maior puxa-te para a vida

No cimo da tua mesa há um espelho
onde se reflecte o que nem sabes …
navios, mastros, santos mártires …
homens intocáveis, inteiros

No teu cimo da tua mesa há acusações
sentimentos de culpa, espinhos que te mordem
e ferem a boca
confusões, artilharia apontada e mentira pesada


No cimo da tua mesa navegam peixes de água doce
tempestades marinhas
mar calmo….
até regos bem cultivados e alface a saltar para cima…

No cimo da tua mesa há verdades dolorosas
que não podes vencer…
por muito que grites e combatas
é uma conquista que irás perder

No cimo da tua mesa, a um canto
 a  esperança aguarda por ti
parou de chover…
mesmo com o estômago embrulhado,

sai, sai a correr
segura a tua idade
não a deixes fugir.
PN                                                        Jean Frederic Schall





4 comentários:

Delfim Peixoto disse...

Esplêndido! Cheio!
Parabéns.
BJ.

Helga Piçarra disse...

Porque a vida passa a correr...

Muito bonito.

Miguel disse...

Fizeste-me lembrar o poema do José Régio (para mim um «poeta-maior»!) - EM CIMA DA MINHA MESA.
"Em cima da minha mesa,
Da minha mesa de estudo,
Mesa da minha tristeza...
...
Em cima da minha mesa,
Tenho o teu retrato, Mãe!..."
Conheces, com certeza, este poema extraordinário!

O teu - Em cima da tua mesa" é... fabuloso!
Gostei imenso! Gostava que tivesse sido escrito por mim...
Os três versos finais são o culminar duma cadência que se acompanha dum só fôlego.

Deixo-te um beijo.
MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

Fê blue bird disse...

Uma mesa cheia de tudo não preenche o vazio da vida.
Sai, sai a correr!

Um momento mágico minha amiga!

beijinho