quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Alinhavo sobre o joelho

Apocalipse da água
com Morgan Freeman

“Tal como a maioria dos americanos, nunca pensei muito sobre a água ou a falta dela. Mas atualmente na Califórnia a falta de água é uma realidade, o problema é que afeta também o resto do mundo. Apesar do planeta estar cheio de água, Só uma pequena parte é utilizável para agricultura e uso doméstico. Quase 97% da água é salgada e 2% é gelo e neve, ou seja resta 1% de água utilizável. A população mundial está em crescimento acelerado mas o abastecimento de água potável não. Em 2030, a procura de água deverá exceder a oferta em cerca de 50%. Estamos à beira de um desastre global. Será que a ciência e a engenharia de vanguarda poderão evitar o apocalipse da água?


Os efeitos crescentes das alterações climáticas estão a fazer mossa. Sandra Postel é perita em questões relacionadas com a água potável e sabe o que vai acontecer se não mudarmos os nossos hábitos de desperdício. Sandra lidera os esforços para trazer a água de volta, outrora exuberante, El Colorado, que secou devido aos canais de desvio de água. Ao adquirir aos agricultores direitos à água, os ambientalistas conseguiram devolver 15 mil milhões litros a este ecossistema comprometido. Através da cooperação, Sandra acredita que podemos evitar que os nossos pesadelos se tornem realidade. Soluções para a crise da água têm de ter em atenção quem somos, onde estamos e a extensão dos nossos recursos mas há soluções, se estivermos dispostos a procura-las, podemos evitar o Apocalipse da água. “


1 comentário:

Fá menor disse...

A água salgada poderá ser purificada de modo a ser introduzida na rede de abastecimento doméstico... digo eu. Nos Açores acho que é isso que fazem.

Bjinhs